sábado, 10 de maio de 2014

Moedas dos Smurfs:
A Bélgica, país de origem de Peyo, criador dos Smurfs, recentemente cunhou uma série de moedas de 5 euros com uma figura de um Smurf, a fim de comemorar o 50º aniversário de existência dos personagens.

Suposta analogia ao Comunismo:
O desenho chamou atenção de alguns comentaristas politicos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo.  A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca brancas), exceto o seu líder, que veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha. Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a ideia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os “mais frágeis”. O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar os Smurfs para transformá-los em ouro. Chegou-se mesmo a afirmar que o nome original “Schtroumpf” foi alterado para “Smurf” para coincidir com as iniciais da expressão “Socialist Men Under Red Father” , literalmente: “Homens Socialistas Sob(o comando do) Pai Vermelho”, sendo que o “Pai vermelho” seria o líder Papai Smurf, o único a se vestir de vermelho, cor-símbolo do movimento Comunista.
Acerca destas acusações, Thierry Culliford, filho de Peyo e atual dirigente do Studio Peyo, disse que as acusações estavam “entre o grotesco e falta de seriedade". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário